COMO FUNCIONA

Quando houver um tema polêmico ele será proposto
Você comenta e argumenta a favor ou contra
No fim de 30 dias, somam-se os que foram a favor, e os contra ( indecisos não somam ) e vence a maioria
No seu blog, DIVULGUE a favor & contra entre seus leitores, e convide-os a participar

janeiro 14, 2011

BALANÇO da LEGALIZAÇÃO DA MACONHA


Um tema fracturante com impactos sociais, de saúde pública e criminais. Um tema que levanta sempre objecções complexas e suscita discussões intensas. Em causa estava “apenas” a questão liberalização da produção, do consumo e da venda: a eficácia da liberalização, enquanto instrumento de controle da actividade e, consequentemente, os efeitos na prevenção ou abolição do tráfico e da actividade criminal subjacente. Não estava em causa a condenação ou a apologia do consumo, nem as questões morais, porventura, associadas.
Assistiu-se a um vivo debate, que por vezes ultrapassou os limites da pergunta formulada. Algumas questões ficam por responder:
- qual a eficácia efectiva das medidas liberatórias nos países que já as implementaram?
- num mercado global será eficaz implementar tais medidas de forma isolada?
- estarão todos os países preparados, ao nível dos comportamentos sociais, do sistema de controle e do respectivo aparelho policial, para permitir essa liberalização com sucesso?
- será que a liberalização da maconha não vai potenciar um aumento da actividade ilegal no tocante a outras drogas mais duras e o consequente aumento de consumo destas?
Embora estas questões não tenham uma resposta evidente, a convicção maioritária dos comentadores é a FAVOR da liberalização da maconha. Alguns por considerarem ser um mal menor, outros por acreditarem firmemente ser essa a solução.
Num total de 86 comentários, registou-se o seguinte resultado:
- FAVOR: 14
- CONTRA: 4
- INDECISOS: 3
A todos agradecemos a participação.

Nenhum comentário: