COMO FUNCIONA

Quando houver um tema polêmico ele será proposto
Você comenta e argumenta a favor ou contra
No fim de 30 dias, somam-se os que foram a favor, e os contra ( indecisos não somam ) e vence a maioria
No seu blog, DIVULGUE a favor & contra entre seus leitores, e convide-os a participar

julho 15, 2011

DECIMO TEMA : SEDUÇÃO

SEDUÇÃO - Você se considera um sedutor, ou sedutora? E por que ?

26 comentários:

Anônimo disse...

O tema deste mês, SEDUÇÃO, leve e pouco polêmico, servirá para relaxar as tensões das CRISES por que passam as economias mundiais! SEDUÇÃO, com várias formas de existir, podem render bons comentários, e interessantes observações dos nossos leitores! Saber se somos ou não SEDUTORES é mais complicado, em todo caso sou absolutamente A FAVOR das pessoas SEDUTORAS, e A FAVOR de que todo mundo pense mais em SEDUZIR do que BRIGAR, LUTAR E GUERREAR por alguma coisa! A SEDUÇÃO é uma "arma" pessoal de grande eficiência!
Sou a FAVOR, e não me considero um SEDUTOR, embora me esforce para se-lo.

Caca disse...

Eu sempre fui muito vaidoso com a mente, com o pensamento mas muito pouco ou quase nada com o físico. Por isso eu não me considero nem um pouco sedutor. E a esta altura da vida, se resolvesse sê-lo não ia adiantar mais nada. hahahaha! Abraços.

Anônimo disse...

Cacá, eu não deveria estar a comentar sobre comentários, mas não resisti ao seu: a SEDUÇÃO INTELECTUAL é a mais EFICIENTE e PERIGOSA delas. SEDUÇÃO, a meu ver, nada tem com beleza física! Ou por outro lado, ela pode ajudar, mas muito pouco!
Os grandes SEDUTORES são aqueles que usam seus CONHECIMENTOS, CHARME, INTELIGÊNCIA, e por que não dizer, ESPERTEZA, para se apresentarem aos outros, como pessoas interessantes, inteligentes, cultas, simpáticas, e sobre tudo INSINUANTES. A mistura dessas características podem produzir SEDUÇÃO.
A beleza física, muitas vezes prejudica a SEDUÇÃO por intimidar as pessoas, alvo do sedutor! Pode passar por um CONQUISTADOR BARATO!
E poderia me alongar sobre o tema, mas vamos aguardar o que os nossos leitores tem a dizer....

Sexo c/ Amor? disse...

Sou absolutamente a favor da sedução! Não penso que o físico seja o mais importante item para haver sedução. É uma coisa mais relacionada ao feeling. Eu escrevi um post sobre isto:
http://sexocamor.blogspot.com/2011/07/que-tal-nos-dois.html

Sedução para todos, já!

Rui Pascoal disse...

Não sei se sou sedutor ou se me deixo seduzir... uma coisa é certa, os políticos levam-me sempre... os impostos e estes não têm parado de crescer...
:(

Jorge Pinheiro disse...

Sou um sedutor falhado. Não tenho dúvidas que sou o melhor do mundo. E, no entanto, não andam atrás de mim a pedir autógrafos. Estranho não ser solicitado em pleno Shopping, no meio da rua, sei lá... Se fosse mulher não hesitava. Porque será?

Caca disse...

Ah, Eduardo, eu acho que se você dissesse isso há alguns anos atras, talvez ainda valesse. Atualmente, o que conta é só mesmo aparência (e de preferência , posses). Mesmo que a pessoa dê com os burros n'água logo em seguida, mas o aspecto físico está em altíssima conta.

Anônimo disse...

Cacá,

você tem razão quando lembra do poder de SEDUÇÃO que as "posses" exercem. Mas essas podem "evaporar" do dia ´para a noite, enquanto a simpatia, educação, cultura, podem exercer SEDUÇÃO por muito mais tempo e sobre pessoas muito mais interessantes que aquelas que se entregam ao fascínio do dinheiro.

Jorge Pinheiro disse...

Uma coisa é sedução, outra é $edução...

Sexo c/ Amor? disse...

duvido que a pessoa, atraída somente pela $edução, tenha realmente prazer. só se estivermos falando de outros prazeres...

daga disse...

sou a FAVOR da sedução, daquela capacidade que algumas pessoas têm de atrair os outros! estou de acordo com o Eduardo quando diz que a sedução não é só física, mas muito mais subtil do que isso. A outra coisa que tem a ver com posses, não considero "sedução", antes :compra e venda ;)
mas não me considero sedutora, sou demasiado tímida para possuir essa característica...

Jorge Pinheiro disse...

A sedução é essencial. E começa por nós. Mais que a banal vaidade, importa que nos seduzamos a nós próprios. Mais que narcisismo, importa sermos seduzidos pela nossa imagem. Mais que a imagem, importa ser seduzido pela nossa pessoa. Os outros vêm depois. Tenho que gostar de mim. A sedução sou eu visto pelos outros. Gosto de mim porque gosto dos outros. Gosto dos outros porque gosto de mim. Sem sedução não há vida social.

Anônimo disse...

Jorge, em que pese seu texto magnífico, um pouco verdadeiro, muito brincalhão, requer algumas considerações:

A sedução é essencial.
Para quem é um SEDUTOR! Não sendo, não tem como fazer falta!!!!

E começa por nós. Mais que a banal vaidade, importa que nos seduzamos a nós próprios.

Tens razão quando diz que não se pode confundir SEDUÇÃO com VAIDADE, apesar da maioria das pessoas SEDUTORAS serem MUITO VAIDOSAS! Por que será?????

Mas não acredito que se possa tornar um SEDUTOR se não se tem essa característica pessoal nata! Não se produz e não se ensina SEDUÇÃO, embora vendam cursos para tal. Sedutor (a) se nasce.E não se explica. Cada qual tem seus métodos e características próprias para seduzir. Seu charme, sua graça, sua maneira de se insinuar. Vale para homens e mulheres! A sedução pela beleza existe também, mas não dessa que tratamos aqui!

Jorge Pinheiro disse...

Concordo no essencial. Cada um tem uma sedução própria. Um "cheiro". Uma "marca". Acontece que temos inibições várias. Muitas vezes se confunde a sedução com exibição. Somos o que somos e o que os outros vêem. Sedução é, também, uma forma de estar e de interagir. Se não nos mostrarmos, ninguém repara em nós. Temos de gostar de nós. E temos de gostar dos outros. Um verdadeiro sedutor confia nele próprio e adora os outros. Por isso digo que é essencial ao convívio social. Estamos sempre a disputar egos.

lis disse...

Sedução pra mim tem a ver com charme.
É algo de mistério que nao sabemos definir e nao passa pela beleza.
É tudo assim naturalmente, através do olhar ,do andar ,o tom da voz, sei lá
uma linha muito tênue entre os dois um que seduz e o outro que é seduzido.
Ah e precisa ser inteligente sim !do contrário nao seduzirá ninguém.
Sou a favor da sedução! nao significa que seja sedutora.
Isso quem sabe são voces rsrs

Jorge Pinheiro disse...

Lis: a negação da sedução é sedução. Sedução é vida. Charme é conversa fiada.

Fátima Santos disse...

eu acreditava que quem tinha esse poder de sedução (um quê encantatório que nos deixa presos, que nos faz sentir seguros junto dele/a, um olhar, um cheiro, sobretudo um modo que vem de dentro da pessoa, que se nota no que diz e no como diz) eu julgava, dizia, que eram pessoas convencidas de si, seguras desse dom de estar ali e nem precisar de mais, mas não é assim e fui vendo que o poder de sedução ás vezes é enganador, quero eu dizer: a gente deixa-se seduzir, mas é falso o que emana...explico mal, tenho dificuldade. o sedutor/a tal e qual o vejo, é raro. as mais das vezes é embuste, charme apenas, vaidade a fazer-se ver, narcisisimo exacerbado a querer dar ar de humildade, de auto-confiança, de auto-estima bem tratada e no entanto é apenas isso
e nota-se, a um estar atento, desfaz-se o embuste, que, infelizmente, é o mais ferquente: tomar por sedução um enfeite dela...
quando tens um sedutor/a á tua beira, estás tão enlevada, que te sentes, e és, no que tens disso (temos todos o nosso tanto) tu também na tua sedução sem dares por ela...
mas é tão raro!
e não é físico, não, nem atributo de olhos, ou de partes do rosto ou do rabo rsss, é um unguento, outro, mas que como tudo, nasce e cresce mais ou menos conforme o trato...
e não tem que ver com gostar de si, se bem que seja verdadeira a premissa inversa...
um termo mal empregue a maioria das vezes
muitas vezes mesmo

Sexo c/ Amor? disse...

Sedução está completamente enlaçada com a autoestima. À medida que nos seduzimos, por nós mesmos e pela vida, ficamos mais sedutores para o resto do planeta.
Na verdade, acredito que problemas com a autoestima estão na raiz de todas as outras dificuldades da vida, de cada um. Exceto no caso de patologias, lógico.

Anônimo disse...

Depois de ler os comentários anteriores, e de meditar mais sobre o tem, chego a imaginar que o SEDUTOR (a) são em primeiríssimo lugar pessoas com bastante carisma! Não há sedução sem uma dose significativa de CARISMA! E carisma, como se sabe, nada tem a ver com beleza ou inteligência! Mais um dado para o debate!

Jorge Pinheiro disse...

Concordo. Carisma, auto-estima e vontade de seduzir. Não esquecer que o sedutor quer seduzir. É um acto de vontade. Pode ser natural, espontâneo. Mas tem de querer.

Maria de Fátima disse...

Ora e nem estou mais em discordãncia contigo, caro Jorge, do que nisso de ser a sedução um acto volitivo. O sedutor, como entendo aquele que tem o poder de sedução, nem necessita mais do que ser para seduzir...
o modo de vontade, acho ser outra coisa e não sedução: talvez conquista, aquilo que se diz por vezes "fazer charme", mas não seduzir, que é algo natural, espontâneo, inerente a quem tem esse "poder de sedução"...
(nós dois conhecemos alguém com esse poder eheheh)

Anônimo disse...

Maria de Fátima,

também concordo com você!
Não sei se concordamos com algum exemplo de pessoa sedutora. Pensando um pouco, acho que Marilyn Monroe e James Dean eram dois bons exemplos de sedutores natos. O que te parece?

Maria de Fátima disse...

sim, sim, Eduardo, claro, mas cuidado com esses dois exemplos que são demasiado carregados de simbolismo sexual se bem que o sexo está lá sempre, rondando, por mais intelectual que seja o modo, mais ou menos intelectual, não tem que estar sempre explícito...mas anda rondando rss
deve ser nesse pé que o Jorge coloca ser a sedução um acto voluntário ... pormenores rss
preferia o Luther King ou Jesus Cristo ou aquela senhora sentada no Jardim do Prìncipe Real com quem troquei meia dúzia de palvras...gente anónima

Anônimo disse...

De pleno acordo, Maria de Fátima, só não sei se Cristo era sedutor, ou um bom pregador, e quanto ao Martin acho que foi mais carismático do que sedutor! Mas depende muito de nossa proximidade, pessoal ou intelectual com o indivíduo, e nesses quatro casos, especifícamente, como não tivemos o prazer de conhece-los pessoalmente, ficam só as suposições!Algumas pessoas não são definitivamente, e nem precisamos ter conhecido pessoalmente, como foi o caso da Elis Regina, para citar uma que a pesar de ótima cantora não era nem simpática nem sedutora! E vai por ai....

Jorge Pinheiro disse...

Não tenho grandes dúvidas que a sedução tem a ver com um tensão sexual. Não quero dizer que seja o sexo o motor da sedução ou a intenção do sedutor. Mas está presente. Para além disso, penso que a sedução é um dom. Mas, como já disse, temos de querer exercitálo. E nesse sentido, a sedução transporta necessariamente um elemento de exibicionismo ou de narcisismo. O que, para mim, é positivo. Só em casos extremos ou de má fé, considero negativo um certo narcisismo, entendido, como já disse, gostar de nós próprios.

conduarte disse...

Nunca me senti sedutora.
De pouco tempo para cá, me sinto carismática, simpática e talvez isso, caia na sedução. Somos ou entendemos que somos muitas vezes aquilo que os outros dizem a respeito da gente. Com a maturidade entendemos melhor quem somos e sem falsa modéstia, admitimos ou analisamos ao menos.

Prefiro encontrar nas pessoas, um charme, um "q" que não se explica, que não é beleza, mas é sedução, no falar, no comportamento,,, tanta coisa. Você Eduardo é um grande sedutor!